segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Brasil, terra de Silva, Cazaroto, Neumann…

O Brasil é um país rico. Rico em vários sentidos. É acolhedor, e faz isso com um grande sorriso no rosto. Aqui não sofremos com terremotos, tsunamis e outros fenômenos naturais que acontecem pelo mundo afora. Acolhe italianos, portugueses, alemães, japoneses e pessoas de muitos outros países. Acolhe também vizinhos argentinos, bolivianos, chilenos e outros que encontram aqui um refúgio repleto de cidadãos prontos a ajudar.

É claro que, como em todo país, nós temos problemas. O senado é cheio de polêmica e a câmara muitas vezes nos envergonha. Já o presidente tem dado uma boa visibilidade para o país, mas ainda peca em algumas coisas, como usar obras para eleger a candidata à presidência Dilma Roussef. Enfim, estes problemas são fáceis de ser superados, difícil é mudar a cabeça dos governantes.

Mas tem muita coisa boa. Se olharmos para o Sul do país, nos deparamos com um povo extremamente acholhedor. Viajei para o extremo Sul em 2008 e percebi que eles continuam felizes como sempre quando recebem visitas de moradores de outros estados. E tem mais. A culinária é ótima, as montanhas lindas e o clima é delicioso.

Apesar de preferir a parte sudeste e sul do país, admiro cada canto desse pedaço do mundo.

Os italianos, portugueses, argentinos e todos os outros imigrantes que aqui moram são privilegiados. Mas privilegiado mesmo é o cidadão que nasceu aqui. E o autor do nosso hino foi muito feliz ao escrever um verdadeiro poema quando fez a seguinte estrofe: “Dos filhos deste solo és mãe gentil, patria amada Brasil”.

Ao refletir no que o autor quiz dizer, precebemos o quão cuidadoso com os que aqui residem é o país em que vivemos.


Marcos Neuhaus

3 comentários:

Flavio Marcelo disse...

Eu sou argentino...
Pena que os argentinos não são tão ´bem´ acolhidos...jahahaaha
brincadeira.

Cris Spiagori disse...

"Terra adorada...Entre outras mil
És tu Brasil...Ó Pátria amada"
Bendito seja este solo que acolhe tantas nacionalidades, culturas, gastronomias e ESPERANÇA....rsrs

Parabéns!! O texto ficou otimo...

Anônimo disse...

parabéns!! vc está cada vez melhor.. logo logo.. escreve um livro rsrs e espero que o 1°autografo seja meu.

bjos "querido"
viviane